terça-feira, 9 de junho de 2009

Conhecendo o Movimento Humanista


O pessoal do movimento humanista não poderia ser mais receptivo do que já foram com o pessoal da Motivação. Tivemos a oportunidade de conecer mais de perto o que era sse movimento e qual a sua atuação pelo mundo o que mostrou uma estrutra muito bem organizada e metas altas, como a assinatura de 2 milhões de pessoas para pressionar os governos a fazerem mudanças em alguns projetos como:
  1. Desarmamento nuclear à nível mundial;
  2. Retirada imediata das tropas invasoras dosterritórios ocupados;
  3. A reduação progressiva e proporcional dos armamentos convencionais;
  4. A assinatura de tratados de não gressão entre países;
  5. A Renúncia dos governos em utilizar as guerras como meio de resolver conflitos
  6. Renúncia de todas as formas de violência (Seja verbal, psicológica, etc...)
Eses são os objetivos do movimento humanista que patrocina a Marcha Mundial para a Paz, que começará na Nova Zelândia e terminará na Argentina, será um evento de conscientização ao redor do mundo, por onde uma comitiva participará para promover a paz.
Esse movimento foi baseado nas idéias de Silo (Mário Luiz Rodriguez Cobos), um grande pensador e escritor argentino que se baseou em vários princípios para promoção da paz e da não-violência ao redor do mundo (Ahimsa, como é conhecida também, a não violência) fundamentando em bases de pensamento budistas.
Tivemos a oportunidade de conhecer a fundo o que o movimento quer oferecer ao mundo e me reparei com um grupo de pessoas dispostas a modificar toda essa estrutura que foi concebida e que pouco a pouco leva o próprio ser-humano a exaustão de seus valores. A Motivação aderiu os braços abertos por considerá-lo uma grande forma de tentar uma mudança pacífica, sem o uso das armas e da violência.
Como internacionalista, me oponho veemente ao curso de relações internacionais que vem sendo ensinado no Brasil, mostrando a lógica da guerra e a política como uma esfera acima do bem e do mal, a formação de diplomatas no país vem sendo baseada em princípios maquiavélicos e tão esquematizada que coloca o ator político como algo que não pode ser julgado ou condenado por seus atos (Fugindo um pouco do assunto, quem julgou ou condenou Bush por invadir o Iraque e matar civis?).
Existem universidades que são centros de excelência na formação da paz, senão me engano nos países da Escandinávia como a Suécia, que estudam somente formas e meios de obter esse caminho, a paz.
O Movimento Humanista em São Paulo se mostra firme no recolhimento de assinaturas no SENAC de Santo Amaro e no domingo aproveitará o clima mais político que a Parada Gay tomou esse ano e representará recolhendo vistos lá também pela parte da manhã!
Participe pela causa!
Não-violência!

Mais Informações: http://www.humanizarbrasil.org.br/

Rodrigo F.(rodrigo.fyodorovna@hotmail.com/9750-4951/6714-3971)