terça-feira, 29 de abril de 2008

O.S.C.I.P. MotivAção. O que é???



Pauta:
*O que significa OSCIP?
*Como tudo começou?
*Objetivos da MotivAção
*Como vai funcionar?

*O que significa OSCIP?
OSCIP é uma sigla que significa ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO. É como ONG, um grupo de pessoas, em uma instituição sem fins lucrativos, com o intuito de atingir seus objetivos, que podem ser de ações humanitárias, ambientais, direitos humanos, políticas e econômicas. A OSCIP trabalha cumprindo com deveres que são de obrigação do Estado, mas ela se propõe a tentar resolver ou melhorar um problema que está abandonado ou carente de ajuda. Preferimos usar OSCIP ao invés de ONG, por sugestão do Rodrigo, que faz Relações Internacionais, por ONG ser um termo muito prostituido, existe ONG de tudo, uma organização de cabelereiros é uma ONG. É mais para sair do medíocre, até provocar uma curiosidade.

*Como tudo começou?
Tudo começou quando eu, o Rodrigo e o Ricardo estávamos conversando e entramos num papo de falar como a gente estava se sentindo com as coisas que tão acontecendo no mundo, com a vontade de poder fazer alguma coisa. Era uma coisa que já tínhamos pensado antes, mas nunca esteve tão presente e constante. Nos identificamos muito e isso deu uma grande motivação para agir. A partir daí uma coisa foi ligando a outra, num outro dia nós nos encontramos com mais amigos para comer pizza, bater papo e uma hora fomos pro computador e ficamos mostrando projetos que a gente conhecia: um site, um abaixo-assinado, uma ONG. Além disso o Neto também tinha um projeto com a Dri e outras pessoas, a WL, que ele fez site, comunidade no orkut. Tudo isso foi base pra surgir a idéia de montar um grupo de pessoas para ajudar o mundo, ou o que estivesse ao nosso alcance, por mínimo que fosse. Criamos site, e-mail e um nome, sugestão da Érica.
Temos um forte motivo, uma razão, um porque que move tudo isso, nosso lema principal é em vez de ficar filosofando, como fazemos tantas vezes, criticando os problemas, falar menos e agir mais. E mais do que isso, a O.S.C.I.P. tá surgindo pra dar força pra todo mundo que tem o mesmo ideal, pra inspirar novas pessoas, pra servir de MotivAção.

*Objetivos da MotivAção:
O objetivo principal é reunir pessoas como a gente, que queiram ajudar. "A justiça sem a força é impotente, a força sem a justiça é tirânica", a gente quer fazer com que o que é justo seja forte e o que é forte seja justo. E principalmente falar menos e fazer mais. Ajudar qualquer coisa de qualquer maneira desde que seja compatível com os valores da oscip. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance pra mudar o mundo.

*Como vai funcionar?
Faremos reuniões periódicas, talvez mensais, aos domingos, provalvemente das 15h às 17h. Essas reuniões acontecerão ou na casa de alguém do grupo, ou tentaremos um espaço no colégio Morumbi Sul, se alguém tiver alguma sugestão também, por favor manda pra gente.
Como elas vão acontecer? Serão apresentados projetos, sites, idéias, qualquer coisa que alguém queira divulgar, às vezes fulano conhece um site que dá pra ajudar só clicando, outro sabe de uma passeata que vai ter, outra de um abaixo assinado, outra conhece uma ONG legal que tem como a gente ajudar. Quem quiser é mais que bem vindo para apresentar o que for. Fora essas reuniões nos comunicaremos via e-mail, e atualizaremos o site.
Muita gente não tem tempo, mas mesmo assim pode ajudar, na simples mudança dentro de casa, de atitude no dia-a-dia, na divulgação do nosso prjeto para que outras pessoas possam participar.

http://www.youtube.com/watch?v=B9H9Rzt-d5Q

Quem estiver interessado em fazer parte do grupo mande os seguintes dados para: oscip.motivacao.gmail.com
.:Nome
.:Telefone
.:Celular
.:E-mail
.:Horário e dias disponíveis
.:Áreas de interesse: meio ambiente, animais, ações humanitárias...

Karina Yumi (ka_ypi@hotmail.com /9494-2454)

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho uma associação de futebol quero transforma-la em oscip como devo fazer? Por favor me responda pelo meu email. obrigada
meu email edileuzagarrido@hotmail.com

Jornalista Vera Vidal disse...

Que barato! Parabéns pela iniciativa. É isso mesmo que temos que fazer. Alguém tem que começar. Eu penso da mesma forma e já digo que vocês com essa iniciativa está me motivando a colocar em frente o meu projeto de fazer uma OSCIP para minimizar com a mendicância, no Rio de Janeiro. É UM SONHO ANTIGO QUE ATÉ HOJE NÃO SAIU DO PAPEL. CONTO COM A AJUDA DE VOCÊS VOU ENTRAR EM CONTATO DEPOIS POR E-MAIL. Vera Vidal
P.S também quero colaborar com a de vocês. Sou Jornalista e posso fazer matérias pra vocês. Beijos.